Steve Jobs e a arte de inventar o que já existe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Na semana passada nos confrontamos com uma triste notícia. Infelizmente Jobs teve que se abster de seu cargo na Apple pois está passando por sérios problemas de saúde. Então como homenagem a esse ícone da nossa geração, vou escrever um pouco sobre sua história e seus grandes feitos.
Em suma podemos dizer que Jobs é um visionário. Ele enxerga grandes oportunidades em coisas simples e está  sempre a frente de seu tempo. Isso remete ao início de seu trabalho em terras californianas no final dos anos 70. 



A criação da Apple
Juntamente com Steve Wozniak dentre outros, Jobs fundou a Apple Computer Inc. Wozniak era um estudante financiado pela HP e que tinha um projeto de um computador pessoal. Na época essa era uma ideia totalmente inovadora, tanto que foi descartada pela HP. Já existiam computadores na época, como o Altair 8800 por exemplo, mas eles eram em demasiado técnicos voltados para pessoas altamente capacitadas. Com isso eles criaram o primeiro computador pessoal da História. O Apple I.

A grande sacada de Jobs não foi a criação do Apple I em si. A tecnologia para a criação de um computador desse tipo já era acessível na época. Sua genialidade foi a concepção de um produto que se tornaria um equipamento de muita importância para o futuro da humanidade. Com  o Apple I ele e Wozniak se tornaram milionários e desenvolveram o Apple II, um dos maiores sucessos de venda da Apple até hoje. Ele era basicamente um Apple I melhorado e com visual mais moderno.


A partir de então começava uma crise na Apple com a criação de dois modelos que foram um fracasso nas vendas, o Apple III e o Apple Lisa. Mas em 1984 foi lançada o primeiro modelo da série Apple Macintosh, a qual ainda é a linha de desktops da marca. Esse modelo obteve muito sucesso e possuia interface gráfica e Mouse o que era uma grande inovação, apesar de o modelo Lisa já possuir esses recursos. Vale aqui abrir um parêntesis para um dos casos mais incríveis na história dessa empresa. Jobs, sabendo que os cientista da Xerox vinham desenvolvendo uma inteface gráfica (antes tudo que aparecia na tela do computador era texto) fez um acordo no qual trocou algumas de suas ações por uma visita no centro de desenvolvimento da Xerox, para ver como era o trabalho deles. Nesta visita que ele e seus companheiros da Apple tiveram a inspiração para desenvolver o sistema MAC OS presentes no Lisa e no Macintosh.
Mais uma vez Jobs enxergou algo que ditaria a tendência para gerações futuras. Mas mesmo com o sucesso do Macintosh a Apple entra novamente em recessão por conta do crescimento dos IBM PC. Bill Gates, que trabalhara em parceria com Jobs desenvolveu o Windows um SO baseado nas MAC OS que rapidamente ganhou força no cenário da computação. Isso desencadeou uma série de fatos que levaram Jobs a ser retirado da diretoria da Apple. Com isso ele pediu demissão da empresa e fundou a Next que posteriormente veio a adquirir a Pixar. Com seu toque de Midas, Jobs transformou a pequena empresa de animação Pixar em uma empresa bilionária com sucessos como Toy Story. Em seu período de ausência a Apple quase fechou as portas. Com uma série de fracassos a companhia detinha uma participação irrisória no mercado o que levou Bill Gates a comprar 40% de suas ações para evitar que a Microsoft fosse acusada de monopólio. Em sua volta, Jobs escreve novamente uma inacreditável história de ascensão. Primeiro com o lançamento dos iMac e dos iBook, uma nova concepção no design de computadores que virou tendência e quebrou o paradigma de mais de 20 anos do bege.
Em seguida a empresa de Jobs lança o iPod e a iTunes Store e revoluciona o modo de ouvir música com uma loja de música e um tocador de música portátil. Tecnologias triviais mas até então não tão bem exploradas. Daí para frente só foram sucessos e mais sucessos. As novas gerações de iPod e os iPhone e iPad. O iPad tem uma singularide imensa. Ele é um tablet como muitos outros, mas ele é visto com único, um novo tipo de equipamento. E se analisarmos bem até a Apple já lançou há bastante tempo um tablet, que na época era bastante inovador. O Newton.


É claro que os dois são incomparáveis, mas para a tecnologia da época o Newton era como o iPad. No entanto ele foi um fracasso nas vendas. Porque? Por que Jobs não trabalhava na Apple quando o Newton foi lançado.
Resumindo, Jobs é uma combinação de Genialidade, Competência, Trabalho, Visão e Relações Públicas. Ele conseguiu criar uma empresa em sua garagem com capital inicial de U$1300 e transformar na maior empresa da área de informática do mundo e liderar a mesma empresa, então à beira da falência, para o topo da lista novamente. E o mais impressionante é que suas ideias são simples. Na maioria das vezes conceitos que já existem mas melhorados. Esse cara merece nossa admiração. Melhoras Steve Jobs.

Nota: Eu não sou um MacManíaco, não tenho nada da Apple.


Nenhum comentário:

Postar um comentário