Modelando um Banco de Dados - Parte II

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Depois de um longo período inativo (eu estava sem internet  - life sucks!) volto agora a pedido de meus colegas falando também sobre a utilização do MySQL no Linux. Vou usar como referência o Ubuntu. Então vamos lá, para instalar o MySQL server existem várias formas. A mais simples é a seguinte.

Abra o terminal e digite:
$ sudo apt-get install mysql-server

Pronto. Instalado o servidor MySQL para acessá-lo basta digitar no terminal:
$ mysql -u root
 
Para sair digite "exit" e para obter informações digite help.

Vamos então para a instalação de dois outros aplicativos muito úteis para nosso aprendizado. O Query Browser, uma ferramenta visual de modelagem, e o Administrator, um gerenciador também com interface gráfica.

Abra o terminal e digite:
$ sudo apt-get install mysql-query-browser
$ sudo apt-get install mysql-admin

 Agora estamos prontos para começar.
 Vamos acessar pelo Query Browser, a ferramenta gráfica, lembrando que você também pode fazer tudo pela linha de comando.


Primeiro abra o aplicativo.

No Windows:
menu + todos os programas  + mysql + mysql query browser


No Ubuntu
menu + desenvolvimento + mysql query browser



 Ao abrir o Query Bowser está será a primeira tela onde você entrará com o nome de usuário e senha. Por padrão o usuário root não possui senha, então não precisa digitar nada, só clicar em ok.

Esse foi o processo de instlação. Qualquer dúvida mande um comentário ou e-mail que eu ajudarei. No próximo tutorial ensinarei como criar um banco de dados assim como as funções básicas. Até mais.


Um comentário: