Modelando um Banco de Dados - Parte I

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... O banco de dados é uma das partes mais importantes de um sistema. É um conjunto de registros que podem ser  consultados, alterados ou criados que possibilita o seu programa a ter acesso a informações necessárias para seu funcionamento. Bom, parece um pouco complicado, mas na verdade não é. Para se entender melhor eu vou citar um exemplo. Quando você faz uma busca em um site como Orkut por exemplo, ele pesquisa a palavra que você digitou em seu banco de dados e retorna para você o resultado baseado nos dados que ele tem no banco.
Acho que estou complicando ainda mais não é? Bom vamos para a pratica, vou tentar ensinar o pouco que sei para vocês. Nessa primeira postagem ensinarei as ferramentas básicas para se modelar um banco de dados.
Para manter e usar um banco de dados nós usamos um software gerenciador de banco de dados. Como exemplo desse tipo de software temos muitos como fireBird, PostgreSQL, Oracle, SQL-server. No nosso caso vamos usar o MySQL. Para começar vamos aos programas que você irá utilizar.

Baixe e instale:

MySQL for Windows 5.1.56

MySQL Workbench 5.2.33b

MySQL Gui Tools

Com essas ótimas ferramentas poderemos começar a nossa produção.

2 comentários:

  1. Parabéns colega pela iniciativa!
    Queria ver tambem em outro SO, mas vá lá! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa, muito bem Igor, muito bom o post! Uma dica: poderia citar os programas para Linux também, o número de plataformas de um tutorial pode o enriquecer mais. Quero ver a parte 2!!!

    ResponderExcluir